Facebook

Arquivo do blog

Postagens populares

Teste do Pedígrafo



Muitos já devem ter ouvido falar sobre o teste do pedígrafo, ou teste da pisada como é mais conhecido. É o teste que identifica qual é o seu tipo de pisada.
Quando vamos comprar um tênis, principalmente pela internet notamos que eles são classificados pelo tipo da pisada, seja ela neutra, pronada ou supinada (ou subpronada). Não pretendo discutir aqui sobre a definição de cada tipo, ou o uso do tênis mais indicado, pois existem muitos artigos pela internet comentando sobre o assunto. Assim como quem diga que pouco importa o seu tipo de pisada, pois este problema pode ser resolvido usando uma palmilha no tênis neutro. Então fica a dica de leitura sobre o assunto para os mais interessados.

O fato é quando se começa a correr e ler sobre essas coisas, você fica curioso para saber qual é o seu tipo, e muitos já devem ter feito aquele teste do pé molhado no jornal.

Se você não fez, a Mizuno tem em seu site um serviço de teste online, com direito até a vídeo explicando como fazer. Depois de responder algumas perguntas e fazer o teste do pé molhado, o site te mostra o perfil biomecânico da sua corrida e te indica o par de tênis mais apropriado. É bem interessante!


Clique aqui para fazer o teste online

No entanto, desde que eu e minhas amigas vimos uma máquina da Mizuno fazendo o teste da pisada no Circuito WRun 2012 ficamos com muita vontade de experimentar. Não conseguimos fazê-lo no dia do Day Care da corrida, pois estava muito cheio, mas a vontade e a curiosidade continuaram.

Fiquei sabendo que algumas lojas que vendem tênis e materiais esportivos oferecem esse tipo de teste. Descobri uma dessas no Shopping Rio Sul e fui lá conferir (Obrigada, Luana, pela dica da loja!)
O teste é bem simples e não dura mais que 5 min., é bem rapidinho mesmo. Pensei que iria correr horas na esteira porque pediram para ir com uma roupa de ginástica, mas sinceramente nem acho que seria tão necessário. (Meu marido aproveitou e fez o teste também com a roupa que estava mesmo – fanfarrão!)

Na primeira parte do teste sua altura é medida e você responde um questionário, com informações de peso, frequência de prática esportiva e etc. Depois você vai para uma máquina (fazendo uma comparação grosseira, parece uma balança só que o piso é um scanner rsrs) onde se faz o teste de baropodometria (ou pelo menos parte dele), onde seu tipo de pé é identificado de acordo com a pressão que eles exercem sobre uma placa sensível ligada a um computador.
Passada essa fase inicial, chega a hora da esteira. Você caminha e corre (já que a velocidade da esteira vai aumentando gradativamente) durante alguns minutos e sua pisada é detectada por uma câmera que envia essas informações ao computador, e então é gerado um relatório de análise.

Vejam o meu relatório:



Podem rir da minha numeração sugerida!! rsrs Mas é bem isso mesmo, tenho o pé muito pequeno e até a avaliadora da loja se espantou achando que a máquina tinha errado. Mas não errou, tenho um tênis Mizuno e realmente a numeração 34 é a que fica boa no meu pé, pois uso com uma meia mais grossa.



O bacana é que você leva a avaliação gravada em CD para casa e pode pesquisar sobre todos os tênis indicados depois. Tênis da Mizuno é claro, afinal o teste é patrocinado por ela.
E não, não estou ganhando nada da Mizuno para fazer esse post, só estou compartilhando porque podem existir mais corredores com vontade de fazer o teste, e este não tem nenhuma complicação.

Segundo a página de “Dúvidas frequentes” da própria Mizuno:

“Onde posso fazer o Teste da Pisada?
A Mizuno oferece duas formas de fazer o teste da pisada: online – clique aqui e nas melhores lojas do Brasil. Para saber qual loja está mais perto de você, entre em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 0800 707-0566 ou (11) 2505-7405.”

Também sei que existem lojas em que as máquinas do teste são da Asics e que você sai com as indicações de tênis da marca, mas não conheço um lugar para indicar.

É bem verdade que depois do teste ainda não comprei um novo tênis. Os que possuo atualmente não são assim nenhuma “Brastemp”, e agora que comecei a correr distâncias um pouco maiores tenho sentido necessidade de mais amortecimento e acho que está na hora de trocar.
O teste da pisada não vai tirar todas as suas dúvidas sobre tênis, mas acho que de alguma maneira serve para te dar um norte. Aí você decide de acordo com os seus gostos, objetivos e disponibilidade financeira, é claro!
Eu mesma ainda não me decidi qual tênis adquirir e até por isso gostaria de contar com a opinião dos colegas corredores. Qual tênis vocês indicam?

1 comentários:

Unknown disse...

She's had a pair that lasted her 10 years New Balance WW847astonishingly. She placed them on and loved them. They sit her completely and were every little thing she has actually ever before anticipated in this shoe style.